terça-feira, 12 de julho de 2022

Professor fortalece luta pela identidade do campo em livro Aroeira Verde

 

Maria, Hermenegildo e Sergio Pereira: pais e filho ligados aos movimentos sociais no campo

Abraçado pelos pais, Maria e Hermenegildo, por velhos amigos e colegas da Escola Municipal Rural de Ensino Integral Monte Azul, o professor, poeta e músico Sergio Pereira lançou o livro “Aroeira Verde – causos da roça e contos pantaneiros”, na noite deste 10 de julho, e durante o Sarau Literário despediu-se temporariamente da comunidade escolar do Assentamento Taquaral. A partir de agosto ele inicia novos desafios no Doutorado em Educação pela Universidade da Grande Dourados (UFGD).

No Sarau Literário, Sergio Pereira apresentou as músicas do EP do projeto Pantanal Vive, trabalho (disponível no Youtube) que busca trazer elementos da cultura camponesa e denuncia a devastação do Pantanal.

O livro Aroeira Verde reúne três contos e poesias pantaneiras, que servem de tema para uma de suas vertentes, a contação de histórias. A mãe dele, Maria, que foi diretora da Monte Azul por sete anos e pioneira na formação da escola no Assentamento Taquaral, quando as salas de aula ainda eram de pau a pique cobertas de palha de bacuri, acredita que Sergio jamais perderá os vínculos com a comunidade da Monte Azul. “Não podemos perder nossos vínculos com o campo, a comunidade só perde com isso”, diz.

Maria da Silva Pereira construiu a Sala de Artes que hoje é ocupada por Sergio nas atividades com seus alunos e acabou se tornando um ponto de resistência a todas as tentativas de urbanizarem a escola e retirarem suas raízes do campo.

Em 2018, após se formar no Mestrado em Música pela Udesc de Florianópolis, Sergio ingressou como professor de Arte na Escola Municipal do Ensino Integral Luiz Feitosa Rodrigues. Sua atuação nessa escola, no entorno da comunidade Quilombola Família Ozório e da ex-favela Sarobá, formada por ex-escravizados negros de Corumbá, foi essencial para desenvolver sua arte literária como contista.

Assim vão surgindo os roteiros de histórias como a da Bruxa do Paiaguás; Mãozão e o Zé Tuca; Gumercindo e a Botija de Ouro, contos e fábulas que compõem com leveza poética a temática do livro Aroeira Verde. O livro é resultado de toda reconstrução do fazer artístico, político e social do professor, com uma vida pautada pela luta e a resistência.

Trata-se da trajetória de um sem-terra que veio com a família de Dourados para se estabelecer em um lote da ex-fazenda Taquaral dentro do programa da reforma agrária em Corumbá. Mas antes de se fixar na terra a família de Sergio ficou acampada durante dois anos.

Em 2021 o professor retoma suas atividades na Escola Monte Azul, onde já desenvolvia o projeto Música ao Campo. A Sala de Arte ainda é a mesma, com todos os componentes artísticos acessíveis ao aprendizado e criatividade dos alunos.

Professores Wanderson Ligier e Sergio Pereira: unidos pela música e educação

Ex-aluna da Monte Azul e hoje pedagoga no Cras Albuquerque, Ivonete Guaragni atravessou a cidade para comparecer ao Sarau Literário e adquirir um exemplar de Aroeira Verde. Para ela, Sergio é um exemplo de resistência na escola do campo e graças a ele sobrevive o sarau e o interesse pela literatura. “Só falta um maior envolvimento da comunidade escolar, mas isso vem com tempo e persistência”, comentou a pedagoga. Como ela, outros ex-colegas e alunos foram abraçar o professor na despedida que a maioria espera ser apenas um até logo.

Serviço – Aroeira Verde – causos da roça e contos pantaneiros (Maria Preta Cartonera, 2022, 106 páginas). O livro estará à venda a R$ 40 neste dia 13 de julho a partir das 9h no Museu de História do Pantanal (Muhpan), no Porto Geral, durante a Contação de Histórias por Sergio Pereira. Reservas diretamente com o autor.

Simted Corumbá/Assessoria de Imprensa

Sarau Literário teve músicas autorais e contação de histórias

Ex-aluna Ivonete levou livro autografado
 

 

Rogério e Sérgio: amigos e parceiros no campo
 
Diretor de planejamento Alex Stefani representou o Simted Corumbá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS