sexta-feira, 20 de maio de 2022

Reajuste é aprovado sem incorporar Piso do Magistério

Direção do Simted e professores se mobilizaram na sessão da Câmara

Em sessão extraordinária marcada pela presença de professores, que atenderam ao pedido de mobilização do Simted Corumbá, a Câmara Municipal aprovou na tarde desta sexta-feira, 20 de maio, o reajuste de 12,13% para todos os servidores municipais, inclusive professores e administrativos. 

No entanto, a Câmara rejeitou uma emenda que incorporava o presente reajuste como parte do total da recomposição dos índices de reajuste do Piso Nacional do Magistério, de 33,24% (em concordância com a lei federal 11738/2008 e a Lei Orgânica de Corumbá). Apenas dois vereadores votaram favoravelmente à emenda.

O fato de a maioria dos vereadores ser voto contrário à emenda, não altera em nada os rumos da nossa mobilização para consolidar os índices de reajuste. Continuamos em mobilização permanente, conforme deliberação da Assembleia do dia 12 de maio. “Fomos favoráveis aos 12,13% para todas as categorias, mas sabemos que o Magistério tem a lei específica, que é a lei federal do Piso Nacional, conquista importante da categoria e que busca a valorização da carreira do professor”, afirmou o presidente do Simted Corumbá, Gabriel Omar da Matta Postigliatti.

Professores acompanharam votação na Câmara Muncipal

E o presidente acrescenta: “Nas duas reuniões que tivemos com o Executivo, que foram resultado da pressão feita pelo Simted, não tivemos a possibilidade de apresentar nossa contraproposta, pois a Secretaria de Gestão e Planejamento e a Secretaria de Finanças e Orçamento vieram com estudo orçamentário pronto, no qual não foi considerado o reajuste dos professores no contexto da lei do Piso Nacional, que prevê o cálculo pelo custo-aluno e não pelo IPCA. É necessário interesse político da atual gestão municipal para que os professores sejam valorizados”.

Simted Corumbá | Assessoria de Imprensa

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS