sábado, 25 de junho de 2022

Quem planta, colhe! Feirinha da Monte Azul tem foco pedagógico

 


O sol ainda está raiando quando os alunos chegam no ônibus escolar, cada um com sua sacola carregada de verduras e legumes, pães, bolos, doces e salgados, o melhor da agricultura de cada família do assentamento Taquaral. Formam uma fila e esperam pacientemente o portão se abrir para poder entrar. Alguns vem acompanhados pelos pais.

Enquanto entram vão recebendo de uma professora um tíquete com a numeração de cada ponto na barraca comunitária, onde venderão seus produtos. Começa a feirinha e, após um enorme alvoroço, em poucos minutos toda a produção agrícola é vendida, nada sobra. Uns acabam comprando dos outros, há uma troca natural de tudo o que produzem.

Há pelo menos 18 anos a “feirinha”, como passou a ser conhecida, é resultado da vitoriosa luta no campo que passou de geração a geração os princípios básicos dos trabalhadores. Por isso seu lema é “quem planta, colhe”. Sem contar que verduras, legumes e frutas são vendidos a preços bem abaixo daqueles que se costuma pagar nas feiras urbanas.

A soma da pedagogia com identidade pode ser vista claramente na Feira Comunitária da Escola Municipal Rural Monte Azul, no Agrovila II do Assentamento Taquaral. É onde se transforma o pensamento abstrato em algo concreto. Onde se comprova que há um caminho para uma educação de qualidade. “A feirinha fortalece a identidade da criança”, afirma o professor de Artes, Sergio Pereira, filho da professora Maria da Silva Pereira, pedagoga que deu início à escola do assentamento.



É de geração para geração. Nascida no Taquaral e ex-aluna do Monte Azul, a mãe Vanderlea Pereira agora acompanha os três filhos, Kauê, Rordrigo e Vagner nas vendas na feirinha. “Venho para ajudar, mas eles já estão bem à vontade”.

A direção do Simted Corumbá esteve na feirinha deste dia 24 de junho e ficou impressionada com a organização. “Você observa a responsabilidade e a integração dos alunos, cada um sai do ônibus com sua sacolinha, é tudo muito bem planejado, rápido e simples”, destacou a secretária educacional do Simted Corumbá, Vicentina Maria da Silva, a Vick.

“E a feira tem um fundo pedagógico”, comentou o presidente do Simted, Gabriel Omar de Mata Postigliatti, que já deu aulas de inglês na Escola Monte Azul e usou a produção de alimentos como aprendizado do idioma em sala de aula. A feirinha comunitária acontece todas as sextas, das 7h às 8h.

Simted Corumbá/Assessoria de Imprensa






Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS