Lançado no começo de junho, o jornal do Simted Corumbá – Educação, Resistência e Luta – provocou impacto e gerou expectativa entre professores, administrativos e a comunidade escolar. Com uma proposta de oferecer um jornalismo independente e autônomo, sem amarras a corporações e aos tentáculos do sistema dominante, nosso veículo de informação recebeu uma resposta positiva de quem, afinal, busca informação pura e limpa, sem pressões, privilégios e interesses partidários. É com esta mesma vontade e formato que o projeto de Jornal Escolar deverá chegar no segundo semestre à rede pública de Ensino Municipal de Corumbá.
O projeto foi apresentado nesta quinta, 23 de junho, à
secretária adjunta de Educação do Município, Maria do Carmo Provenzano de
Arruda Brum, durante uma reunião com a direção do Simted Corumbá. Agora o
projeto passará por sua apreciação e avaliação e, se aprovado, será implantado
na sequência, com a parceria da Semed. “No meu tempo de estudante tinha um jornal
escolar que eu adorava”, reagiu a secretária adjunta, ao receber e folhear o projeto,
acrescentando em seguida que um veículo assim tem a capacidade de mostrar o
lado cultural de cada comunidade.
A proposta do Simted é que o projeto se inicie em uma turma
do EJA (Educação para Jovens e Adultos) de uma escola municipal. O projeto do
Jornal Escolar tem como etapas de planejamento sua apresentação aos professores
e alunos em forma de palestra e rodas de conversa e, em seguida, formar grupos
de alunos que participarão das oficinas, palestras e atuarão nas reportagens e edição
do jornal.
É essencial dentro do projeto o engajamento de professores no
sentido de alinhavar com os alunos os temas mais interessantes da comunidade a
serem produzidos e transformados em matérias para o jornal.
Outra etapa será uma palestra ministrada por um profissional da
área jornalística sobre o modo de produzir e publicar um jornal escolar e em
seguida uma oficina de capacitação sobre o modo de fazer um jornal escolar.
Como etapa conclusiva a edição, diagramação e impressão do
jornal juntamente com professores e alunos.
O
jornal escolar deve ampliar as formas de comunicação já existentes, além de
trabalhar internamente a interdisciplinaridade, aproximando as diferentes áreas
do conhecimento através da participação integral dos docentes e alunos de todas
as turmas que funcionam na escola.
Simted
Corumbá/Assessoria de Imprensa
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