quinta-feira, 23 de junho de 2022

Simted Corumbá apresenta projeto do Jornal Escolar à Semed

Lançado no começo de junho, o jornal do Simted Corumbá – Educação, Resistência e Luta – provocou impacto e gerou expectativa entre professores, administrativos e a comunidade escolar. Com uma proposta de oferecer um jornalismo independente e autônomo, sem amarras a corporações e aos tentáculos do sistema dominante, nosso veículo de informação recebeu uma resposta positiva de quem, afinal, busca informação pura e limpa, sem pressões, privilégios e interesses partidários. É com esta mesma vontade e formato que o projeto de Jornal Escolar deverá chegar no segundo semestre à rede pública de Ensino Municipal de Corumbá.

O projeto foi apresentado nesta quinta, 23 de junho, à secretária adjunta de Educação do Município, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, durante uma reunião com a direção do Simted Corumbá. Agora o projeto passará por sua apreciação e avaliação e, se aprovado, será implantado na sequência, com a parceria da Semed. “No meu tempo de estudante tinha um jornal escolar que eu adorava”, reagiu a secretária adjunta, ao receber e folhear o projeto, acrescentando em seguida que um veículo assim tem a capacidade de mostrar o lado cultural de cada comunidade.

A proposta do Simted é que o projeto se inicie em uma turma do EJA (Educação para Jovens e Adultos) de uma escola municipal. O projeto do Jornal Escolar tem como etapas de planejamento sua apresentação aos professores e alunos em forma de palestra e rodas de conversa e, em seguida, formar grupos de alunos que participarão das oficinas, palestras e atuarão nas reportagens e edição do jornal.

É essencial dentro do projeto o engajamento de professores no sentido de alinhavar com os alunos os temas mais interessantes da comunidade a serem produzidos e transformados em matérias para o jornal.

Outra etapa será uma palestra ministrada por um profissional da área jornalística sobre o modo de produzir e publicar um jornal escolar e em seguida uma oficina de capacitação sobre o modo de fazer um jornal escolar.

Como etapa conclusiva a edição, diagramação e impressão do jornal juntamente com professores e alunos.

O jornal escolar deve ampliar as formas de comunicação já existentes, além de trabalhar internamente a interdisciplinaridade, aproximando as diferentes áreas do conhecimento através da participação integral dos docentes e alunos de todas as turmas que funcionam na escola.

Simted Corumbá/Assessoria de Imprensa

 

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