quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Em Assembleia, Simted estuda tomar medidas judiciais e outras ações em negociação por reajuste


Pela primeira vez, há mais de um ano da gestão Educação, Resistência e Luta, a direção do Simted Corumbá foi recebida pelo Chefe do Executivo. Desta reunião ocorrida na manhã de quarta-feira, 23 de novembro, resultaram decisões e propostas que foram discutidas durante Assembleia Geral no período da tarde na sede do Simted. Na Assembleia foi aprovado que continuaremos firmes no propósito de receber o reajuste de 9,94% referente ao IPCA de 2020/2021 e na luta pela integralização do Piso Nacional do Magistério para 20 horas.

Os trabalhadores em Educação decidiram manter a Mobilização e discutir novas estratégias de luta. Para fevereiro de 2023 está aprovada a realização de Assembleia como forma de reforçar nossas principais reivindicações. Não abrimos mão dos 9,94% referente ao período 2020/2021, que não foi pago, juntamente com a aplicação do índice de 2023.

Uma outra Assembleia deve ocorrer assim que o Executivo marcar nova reunião com o Simted Corumbá, pré-agendada para a primeira semana de março de 2023.

O Chefe Executivo se diz amparado pela Lei Complementar 173/20 para não conceder o reajuste de 9,94% devido à categoria do Magistério. A Lei Complementar 173/20 foi criada pelo atual governo federal suspendendo reajustes de qualquer natureza aos servidores públicos para que os Municípios concentrassem recursos de combate à Covid-19 na fase aguda da pandemia.

Mesmo superado esse período de emergência da pandemia, o Chefe do Executivo informou a este Sindicato que não tem condições de conceder reajuste neste ano, e só abre a possibilidade de isso ocorrer em 2023 caso a Receita do Município reaja positivamente, dependendo do fluxo de entrada de recursos provenientes dos impostos pagos pela Mineração (CFEM) e do aumento do ICMS.

Nova gestão do Simted é recebida pela primeira vez pelo Chefe do Executivo

Ainda segundo o Executivo, todas as medidas estão condicionadas à previsão do Orçamento para 2023, e de acordo com análises de sua equipe econômica uma ideia nesse sentido estará sendo formada após os dois primeiros meses do ano.

De qualquer forma, a direção do Simted refutou tal argumentação e reafirmou ao Chefe do Executivo que pretende ver o reajuste de 9,94% ser incorporado ao Orçamento de 2023, reivindicação que aliás vem sendo feito há um ano, mesmo porque a medida que suspendia os reajustes vigorou até 31 de dezembro de 2021. Agora, sem as restrições legais previstas por esta lei, os servidores públicos terão a possibilidade de receber os benefícios trabalhistas e o poder público terá oportunidade de  readequar os gastos dos cofres públicos pós-pandemia.

O Simted Corumbá entende que o pagamento do percentual devido do período 2020/2021, além de ser previsto em lei é também uma luta política, por isso a Mobilização será contínua na busca desses direitos.

PCCR DOS ADMINISTRATIVOS

O Chefe do Executivo informou que já solicitou estudos para implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos Administrativos da Educação. Esta decisão vai ao encontro da proposta encaminhada ao Executivo pelo Simted Corumbá após formar Comissão de Estudos do PCCR, além de indicar dois membros e dois suplentes para a Comissão formada na Prefeitura. A direção do Simted Corumbá esclarece que a criação do PCCR é resultado da luta dos trabalhadores administrativos para corrigir desigualdades salariais acumuladas ao longo dos anos em várias gestões. Pela primeira vez os servidores administrativos da Educação são protagonistas na luta de seus direitos. O Simted Corumbá, como agregador de todos os trabalhadores da Educação, mobiliza e apoia os Administrativos na reivindicação de seu direito primordial, que é a implantação do PCCR.

CONVÊNIO CASSEMS

Em resposta a outro questionamento do Simted Corumbá, o Chefe do Executivo municipal informou que estão por enquanto suspensas novas adesões ao plano de saúde do convênio da Cassems porque o valor do teto, estabelecido na lei municipal que firmou o convênio, foi ultrapassado. Diante disso, segundo o Executivo, foi solicitado o aumento do teto para o ingresso de novos filiados. Informa ainda que será aberto credenciamento para ingresso de novas empresas de Planos de Saúde para ampliar oferta e concorrência.

PAGAMENTO DO PIS-PASEP

Durante a reunião, questionado pelo Simted Corumbá, o secretário de Planejamento da Prefeitura informou que vai solicitar informações do Ministério do Trabalho a respeito do pagamento devido do PIS-Pasep referente a 2021. Por uma falha administrativa municipal, os valores ficaram retidos e não foram depositados no Banco do Brasil. O pagamento deverá ocorrer até o final deste ano, segundo o secretário.

Simted Corumbá/Assessoria de Imprensa






 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS