quarta-feira, 8 de junho de 2022

Simted propõe parceria para gestão democrática nas escolas

Direção do Simted apresenta proposta na Semed

Durante reunião com gestores da área de planejamento, avaliação escolar e fiscalização da Secretaria Municipal de Educação (Semed), neste dia 7 de junho, a direção do Simted propôs uma parceria para fiscalização e orientação de recursos que chegam às escolas, como também na questão de transparência e no fomento da gestão democrática.

A gestão democrática do Ensino Público é na verdade uma diretriz estabelecida pela Lei Municipal 2264 de 23 de agosto de 2012. Trata-se de um princípio inscrito no inciso VI do artigo 206 da Constituição Federal.

O Simted propõe prestar formação e orientações aos membros do Colegiado Escolar e da APM (Associação de Pais e Mestres) de cada escola. Essa formação ocorre em agosto, logo após a eleição dos novos membros do Colegiado.

Hoje a rede municipal de Ensino possui 24 escolas e 6.031 alunos matriculados, de acordo com o Portal de Dados da Prefeitura. E o que se observa ainda é que a maioria delas enfrenta dificuldades para a captação de recursos ou na gestão desses recursos para sanar as principais demandas nas escolas – desde a manutenção de equipamentos elétricos e eletrônicos, máquinas de xerox para uso de professores e administrativos, computadores, até a pintura da escola.

 “A gente vê que os gestores muitas vezes não sabem como utilizar os elementos de uma gestão democrática, eles não dão a devida transparência nos gastos, nos recursos. Há uma centralização”, salientou o presidente do Simted Corumbá, Gabriel Omar da Matta Postigliatti, ao sair da reunião com gestores da Semed.

A participação na gestão dos recursos deve ser compartilhada através dos órgãos colegiados que são instâncias representativas de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar. “Para ter transparência dos recursos, o Colegiado da APM tem de participar, as comunidades escolares precisam ter acesso e deliberar sobre o uso desses recursos”, acrescentou.

A maioria dos recursos são provenientes de programas federais, como o Tempo de Aprender, que neste ano, segundo o gestor de planejamento e avaliação escolar da Semed liberou R$ 10 mil para dez escolas da rede municipal.

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

Há também a fonte de Suprimentos e do PDDEM Municipal (Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal), lei criada pelo Executivo com a finalidade de “implementar a política de autonomia de gestão e ampliar o fomento financeiro por meio de repasses de verba do Município às unidades escolares da rede municipal de Ensino, através de suas respectivas Associações de Pais e Mestres (APM)".

Os recursos do PDDEM Municipal, que ainda não foram repassados devido a questões burocráticas pendentes, tem como objetivo, conforme determina a lei, a manutenção e reparo de estruturas física, hidráulica, elétrica, bem como pequenas reformas; conservação preventiva e corretiva das unidades; limpeza da área escolar; despesas contábeis e de registros oficiais; aquisição de materiais de consumo e permanentes; instalação e manutenção de ar-condicionado e demais equipamentos; aquisição de materiais de limpeza e higiene e de biossegurança.

ELEIÇÃO DO COLEGIADO ESCOLAR

No momento, ocorre o processo eletivo para a formação do Colegiado Escolar nas unidades de Ensino da rede municipal de Corumbá, conforme deliberação da Secretaria Municipal de Educação. As eleições dos novos membros serão no dia 21 de junho das 7h30 às 20h30 (no EJA) e até 17h (demais escolas).  A Semed divulgará o resultado das eleições no dia 26. A posse dos novos Colegiados está marcada para 30 de junho. De 1º de agosto e 12 de agosto haverá formação de 20h.

Simted Corumbá | Assessoria de Imprensa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 [UdW2]

 [UdW3]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS